10 produtos excelentes para a recém mamãe
- Ana Carolina
- 21 de nov. de 2015
- 4 min de leitura
Alguns produtos são essenciais. Outros facilitam a vida, embora possamos viver sem. A esses últimos, chamo de #musthave! Aquilo que a gente "tem que ter", senão não consegue respirar, sabe? Minha primeira lembrança de #musthave! foi de um Murf. Para quem não teve infância na década de 80, é um gorila super feioso que usava um brinquinho envocado de banana. Foi amor à primeira vista assim que vi na tv! Repeti "mãe eu quero um murfy, mãe eu quero um murfy" da hora em que vi o comercial até a hora em que saí da loja abraçada no macaco. Eu me lembro da sensação de ansiedade, e percebo que 30 anos depois nada mudou (risos).
Então como recém mamãe, gostaria de compartilhar a minha listinha básica de "mãe eu quero um murfy" deste século.
Babá eletrônica com câmera: não, você não precisa de uma para viver. Mas quando o bebê nascer, você vai andar mil vezes pela casa (durante sua única horinha de descanso, diga-se de passagem) para ver se o bebê está respirando. Acha que eu sou neurótica? Pergunte qual mãe nunca fez isso!
Esterilizador de mamadeira e cia ltda de microondas: ok, você pode ferver a água. Mas apertar o botão e virar as costas, não tem preço!
Bomba de extrair leite: Tenta tirar na mão, vai? É level hard, acredite! A minha é manual de muito boa qualidade. Nem oito nem oitenta. Não quis investir numa super bomba elétrica dupla que ordenha as duas mamas enquanto você assiste o pôr do sol, nem aquela bombinha de seringa de R$25 que só falta arrancar os mamilos (é o que dizem as más línguas).
Almofada de amamentação: você pode usar um travesseiro, uma almofadinha, ou nada... e no final das contas, você vai mesmo amamentar deitada enquanto dorme ZZzzzzZZZzzzZZZ.... Mas quando o bebê tiver refluxo, aquele travesseirinho reclinado não vai servir para nada! Aí você vai colocar o baby para dormir sentado mesmo, na almofada de amamentação.
Aquecedor de mamadeira e papinhas: o leite materno não pode ser levado ao microondas, nem ser aquecido no fogão. O aquecimento deve ser realizado em banho maria, e a água do banho não pode ser fervente. Na realidade não pode passar de 40ºC. Já se imaginou esquentando água e pegando um termômetro para ver se está no ponto? Acho que vale a pena pois ele também aquece papinhas, fórmulas... você escolhe 40ºC para leite materno e 70ºC para fórmulas e papinhas, sopas, etc. Liga na tomada e espera desligar sozinho. Simples assim.
Bolsa de bebê cheia de bolsos: sabe aquele desfile de bolsas de todas as cores e modelos de algum tempo atrás? Esquece, mamãe! Sua bolsa será a bolsa do bebê! Por isso, vale a pena escolher um modelo bem bonitão, que combine com suas roupas de preferência. E cheio de bolsos. Você não vai querer carregar a chave de casa no mesmo compartimento que as fraldas, vai? E o seu celular junto com a roupa limpa do bebê, vai? E o dinheiro junto com o trocador, vai? Não, se você é uma mamãe limpinha (e eu de bônus sou microbiologista), vai querer tudo bem separadinho. Ainda vai carregar álcool em gel em um dos compartimentos. A minha é linda maravilhosa, tem um trocador, dois bolsões na frente (que são exclusivamente meus) e alguns bolsos internos.
Carregador de bebê: para quem acha que estou exagerando, um bebê chega a 5kg de uma hora para outra. Pegue aí um sacão de arroz, abrace, e fique só meia horinha com ele no colo. Os braços vão doer, mas a coluna vai pedir arrego! Nesse tópico, vale a pena wrap, sling, canguru... Escolha o que serve para você! Tentei alguns que não deram certo... Usei o baby k'tan, que é maravilhoso mas eu me fiz a gentileza de comprar o tamanho errado... depois o papai escolheu um canguru bem abertinho (onde moro é muito calor) mas que joga o peso todo no meio das costas. Usamos duas vezes e 'pedimos para sair, zero dois'. Por fim, escolhi um carregador tipo mochila, que distribui o peso entre costas e quadril. Um sonho, nem parece que tem bebê pesado no colo! Perfeito para quem não é jeitosa com panos. Não consigo prender os cabelos com elástico, quem dirá amarrar um neném em mim!?!?
Capinha para caderneta de vacinação: a caderneta já é bonitinha, você não precisa de mais nada. Mas aí ela é de papel, vai desbeiçar em dois meses, e você terá que usá-la por mais de uma década. Além disso, o bebê vai precisar carregar a certidão de nascimento, receita médica, cartão de plano de saúde, ou qualquer outro documento... E aí esses documentos vão concorrer por espaço no seu bolso da mala (lembra?). Então não, escolha uma caderneta bem bonitona, com bolsinhos internos, e aquilo será a "carteira completa" do bebê. Como uma boa mamãe microbiologista, deixo separado de tudo (longe de roupa limpa, fralda, chupeta) já que a caderneta vive em posto de saúde e consultório médico.
Pomada lanolina: o mamilo vai rachar mesmo, vai coçar, vai arder... recomendo ficar com os peitos de fora o máximo de tempo possível. Visita foi embora? Tire a blusa, mostre tudo! A melhor dica para arder menos. E mesmo depois daquele período inicial, de adaptação à amamentação, eventualmente o bebê vai dar uma esticada no tamanho e peso, vai requerer mais leite, vai mamar mais, e vai voltar aquele ardidinho... Então tenha em mãos! Eu carrego em um dos bolsos (será que são infinitos?) da bendita bolsa, junto com protetor labial e um batonzinho.
Saquinhos pré-esterilizados para armazenar leite materno: você pode usar um frasco de vidro com tampa de plástico para isso. Mas a não ser que seu freezer seja horizontal, vai te faltar espaço. O saquinho não ocupa espaço algum. congelo deitado um em cima do outro. E antes que você me pergunte: não, o leite do bebê não fica no congelador junto com qualquer outra coisa. Eu separei uma gavetinha no congelador só para o bebê. Porque sou dessas...
A lista poderia ser infinita, viu gente... a mamãe merece tudo e mais um pouco! Mas aí estão os meus 10 itens preferidos! Nada essenciais, mas que muito me agradam e facilitam (e muito!) a minha vida.
Comments