top of page

A verdade sobre as fraldas

  • Ana Carolina
  • 29 de set. de 2015
  • 5 min de leitura

Leigo que é leigo sempre vê em convitinho de chá de fraldas: trazer Pampers ou Turma da Mônica. Mas fralda não é tudo igual? Nem a pau, Juvenal!

Aí vai o pai e mãe de primeira viagem, todos felizes atrás de quais fraldas? Pampers ou Turma da Mônica!

As lindas fraldas de pano. Confesso que cogitei usá-las!

As lindas fraldas de pano. Confesso que cogitei usá-las!

A não ser que você seja best de algum papai ou mamãe bem recente e bem sincero, você sempre vai acreditar que a marca x ou y vai te fazer feliz. A verdade por trás das fraldas é bem mais sombria do que parece... Calma, vou explicar!

Esse blog é um pouco sobre tudo que envolve gestação, maternidade e cuidados com o bebê. Mas como o próprio nome diz, fala principalmente do chamado Baby Blues. De acordo com o site BabyCenter Brasil, o “blues puerperal” nada mais é do que um período de melancolia e fortes alterações de humor que ocorre logo após o parto, e o nascimento de um filho vem regado de alegria e exaustão. Pronto, cheguei onde eu queria. Você sente acima de tudo muita alegria por ter um pacote de amor nos braços! Mas essa exaustão te segue, e pelo visto pela vida inteira. Porém no início esse esgotamento físico, mental, psicológico, espiritual e até financeiro é caprichado! E aí que entram as fraldas.

O bebê mama de hora em hora, faz cocô de hora em hora, dorme de hora em hora (aproveite que isso só dura duas semanas... Em breve post sobre o sono!). Mas esse cocô de hora em hora não é qualquer cocô! Começa pelo mecônio, que nada mais é do que o colostro, aquele primeiro leitinho que a mamãe produz, rico em colesterol e propriedades laxantes, somado a tudo aquilo que o bebê ingeriu durante a gestação. É feio pra caramba, gosmento, parece um piche esverdeado. Quem não conhece, procure no google images. Eu me recuso a colocar fotos aqui.

O próximo cocô, não é bem um cocô. É um líquido amarelado, que muda de cor a cada dia, com texturas diversas, com grumos, e que sai em forma de tiro de bazuca. Duvida? Troque uma fralda usando camisa branca. Ou nova. E me diga se a Lei de Murphy não é certeira...

Agora tem um agravante: nenhuma fralda pequena absorve o suficiente para dar conta do recado nos primeiros dias. E nenhuma fralda um tamanho maior (ou seja, absorve mais) vai servir nas coxas do bebê. Afinal, bebê só é coxudo depois do segundo mês, quando sua preocupação com as fraldas são outras:

  1. Por que as coxas do bebê não cabem na fralda?

  2. Por que o bebê passa 5 dias sem fazer cocô? (é um mix de alívio, por limpar fralda de xixi, com gelo na barriga, por medo de ter algo errado com seu pacotinho <3)

Voltando ao período do Baby Blues, você vai acabar trocando a roupa, inclusive a sua, e cada troca de fralda. E vai precisar correr pro tanque, afinal jogar caca na máquina de lavar não é coisa de Deus né minha gente? Esfrega na mão primeiro! Post sobre como lavar as roupas em breve!

É exaustivo, e somado às cólicas e às mamadas de meia em meia hora, eleva o blues puerperal à máxima potencia! Para quem não acredita, eu só digo uma coisa: em uma única troca, já ocorreu de sujar 5 fraldas, minha roupa, roupa dela, chão, o plástico do trocador e o tecido embaixo do plástico do trocador. Em uma Ú-N-I-C-A troca! E eu estava sozinha em casa. Pode imaginar por quanto tempo eu chorei, depois de conseguir trocar a fralda e perceber que não dava tempo de limpar tudo pois a gulosa queria peito?

Baby Blues é isso... o seu pacote de alegria está lá sorrindo, mas a sensação de que você não vai dar conta do recado e de que está fracassando na parte mais simples, que é a troca de fraldas, te faz no mínimo chorar de frustração consigo mesma (nunca com o bebê viu gente? Se o negócio for mais grave que isso é depressão pós parto, o ideal é sair do blog e pedir ajuda médica!).

Esses dias vi uma propaganda da NOVA fralda “primeiros 100 dias”. Eu me pergunto, por que essa nova fralda não chegou 100 dias antes? Daria tempo de eu ter testado... Se alguém já usou, por favor me dê notícias?

Bom, então agora chega de blá blá blá e mimimi, e vamos a uma breve avaliação de algumas fraldas?


Pampers

Para quem pensa que Pampers é tudo igual, nunca viu seus inúmeros pacotes de diversos tamanhos e cores, e que atendem bebês de diversos pesos, mesmo tendo o mesmo tamanho. Não entendeu? Vamos lá:

  • Cores: tem vermelha, verde e roxa, por ordem crescente de qualidade. Resumindo, aumenta a absorção e principalmente o conforto para o bebê. A verde e a roxa têm elástico nos fechos, o que diminui os vergões no seu neném.

  • Tamanhos: primeiro vem a RN e a XP, que só têm verde. Por ser para o recém nascido, é bem mais confortável que a verde comum, mas também só serve em bebês até 4 kg. Reza a lenda na embalagem que serve até os 6 kg. Pode até servir, mas diante da dificuldade na absorção a própria Pampers indica migrar para um número acima. Ou seja, o P, para um baby a partir de 5 kg. Resumindo, no período mais crítico da sua vida e da vida do bebê, não tem fralda que sirva! Só te resta escolher se você prefere o vazamento pelas costas (RN) ou pelas pernas (P).

  • Além disso, tem P para até 7 kg, P para até 7,5 kg, P para até 8 kg. Todas da mesma cor, então atenção na hora de comprar ou na hora de abrir os pacotes que ganhou no chá de fraldas! Abra as de tamanho menor primeiro.

  • Quanto a preço, tamanho, conforto, custo benefício, etc etc etc, depois farei um novo post comparando diversas marcas. Por enquanto, foco no Baby Blues!


Turma da Monica / Huggies

Aquela dos primeiros 100 dias que não tive a chance de testar. Algumas características são semelhantes às da Pampers RN, como o elástico na cintura. O diferencial são as bolinhas internas, que realmente aumentam a superfície de contato e pelas Leis da Física devem mesmo fazer a diferença. A não ser que a Lei de Murphy também esteja acima das Leis da Física das bolinhas de algodão.

Quanto às outras cores, modelos e estampas, vazam também!


Cremer

Por não ter o elástico na cintura, não acho que valha a pena para os primeiros dias do bebê. Não tem um modelo específico para recém nascido. Deixe para usar mais para frente.


MamyPoko

Também não tive a chance de testar. Tem toque de algodão e elástico na cintura, portanto assim que eu encontrar pretendo comprar. Se você já testou, por favor me conte!


E por fim, a grande surpresa:


Parent’s Choice / Walmart

Quanto ao tamanho, é um pouco maior que as fraldas do Brasil. Fique atento pois o tamanho é por número, e não P, M, G. Achei mais confortável que a Pampers verde e também segura mais. Vaza, como outra qualquer, mas vaza menos. Adorei, quero comprar mais!


Agora a pergunta que não sai da minha cabeça: por que não existem embalagens de fraldas de tamanho para testes? Por exemplo, com 5 fraldas? Mesmo se fossem mais caras, eu ia preferir pagar mais caro na unidade do que comprar um pacote com 30, 40, 50 e descobrir que não são adequadas para o tamanho / conforto / fluxo do bebê. Acho que vou começar a vender kits de teste, com poucas unidades de cada modelo. Alguém se interessa?


;)


 
 
 

Comments


  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

© 2015 por Baby Blues. Todos os direitos reservados.

bottom of page